Procedimentos

Especializado em cirurgias do aparelho digestivo alto, principalmente nos casos de oncologia. O Dr. Talvane atua nos procedimentos para os seguintes órgãos:

Esôfago

O tratamento cirúrgico para o tratamento do câncer de esôfago é chamado de esofagectomia. Esse procedimento consiste na retirada de parte ou de todo o órgão.

O que determina essa retirada é o estágio da doença, sendo removido parte do estômago na mesma cirurgia. Após a cirurgia, para que o paciente continue se alimentando, a região pode ser reconstruída com outros tecidos como o do estômago, intestino delgado ou grosso.

Estômago

A cirurgia é o principal tratamento para doenças como o câncer de estômago e/ou tumores locais. Nela pode ser retirada a parte afetada, assim como os gânglios linfáticos, dependendo do tipo e do estágio da doença.

No estômago, até quando a complexidade da doença é alta, a cirurgia ainda é indicada – chamada de cirurgia paliativa – para prevenir hemorragias, perfuração ou a obstrução do estômago pelo crescimento do tumor.

Pâncreas

Geralmente são realizadas cirurgias no pâncreas para tratar câncer, tumor cístico, tumor neuro-endócrino, tumor sólido-cístico e outros.

Podem ser realizados três tipos de procedimentos: curativo – quando os exames sugerem que a retirada total ou parcial consiste na remoção de todo o tumor, ou paliativa – quando a doença está disseminada, a cirurgia tem como objetivo aliviar os sintomas ou prevenir possíveis complicações, ou procedimentos endoscópicos.

Fígado

Geralmente, a cirurgia no fígado é indicada em casos de câncer, metástase, tumor neuro-endócrino. Na cirurgia, é retirada parte do fígado para remover o tumor.

Retoperitônio

Tumores no retroperitônio são raros. Na maioria dos casos a cirurgia é indicada, seja de forma paliativa ou curativa. Os sarcomas acometem frequentemente essa localização, necessitando de cirurgias grandes, complexas, que exigem a necessidade de um cirurgião com conhecimento da anatomia da região e da natureza do tumor.

GIST

Gastrointestinal Stromal Tumores

No trato gastrointestinal, há ainda tumores que têm origem na submucosa, fazendo protrusão para a luz do órgão acometido. Geralmente, essas lesões são únicas e crescem, ao mesmo tempo, para dentro da parede e para a cavidade do órgão acometido. A maior parte destas lesões submucosas são tumores derivados do estroma – gastrointestinal stromal tumores (GIST).

Duodeno / Jejuno / Íleo

Cirurgias no duodeno, jejuno ou íleo são indicadas em casos de câncer ou divertículos. O tipo de cirurgia depende de uma série de fatores, como tamanho do tumor, localização, estágio e condições gerais de saúde do paciente. Esse tumores são extremamente raros.

Sarcomas

Baço

O baço é responsável por produzir, armazenar e eliminar algumas substâncias do sangue e produzir anticorpos, mantendo o equilíbrio do organismo e evitando infecções. Chamada de esplenectomia, a cirurgia que retira parte ou todo o órgão é indicada em casos de metástase para esse órgão ou doenças hematológicas.